INTERTEXTUALIDADE

Intertextualidade: É a possibilidade de se estabelecer uma relação entre textos, seja pelo tema, seja pela forma. Ocorre a intertextualidade quando há a intenção explícita de alguns textos de fazer referência a outros.

Tipos de intertextualidade

Pode-se destacar sete tipos de intertextualidade:
• Epígrafe – constitui uma escrita introdutória.
• Citação – é uma transcrição do texto alheio, marcada por aspas.
• Paráfrase – é a reprodução do texto do outro com a palavra do autor. Ela não se confunde com o plágio, pois o autor deixa claro sua intenção e a fonte.
• Paródia – é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela perverte o texto anterior, visando a ironia ou a crítica.
• Pastiche – uma recorrência a um gênero.
• Tradução – a tradução está no campo da intertextualidade porque implica a recriação de um texto.

Agora comente neste fórum. Qual a importância da intertextualidade na sua vida escolar, técnica e profissional? Junto com o seu comentário Dê exemplos de intertextualidade que você poderia aplicar em sala de aula. Bom fórum

About these ads

28 Comentários

Arquivado em Uncategorized

28 Respostas para “INTERTEXTUALIDADE

  1. ericka alessandra 2 c

    eu uso varias fomas de intextualidade todos os dias .para mim e super importante as citaçaes uso sempre pra trabalhar com as crianças .as parodias tambem sao interessantes pois da uma visao bem homorada do texto .

  2. Gracilene da Mata Ribeiro 2 C Manhã

    Creio que a intertextualidade é algo dinâmico, e para se aplicar na escola fica muito mais interessante, pois o estudante gosta de algo que lhe chame atenção, por causa da comparação que há entre os dois textos. A paródia por exemplo é muito interessante, divertida e com certeza é um tipo de texto que daria muito interresse aos alunos.

  3. Veronica Santiago

    a intertextualidade nos da uma visão ampla de mundo. no senso critico, poetico, filosofico. E trabalhar em sala de aula é bem produtivo, exemplo a parodia que mais comum em propaganda que sao ouvidas e visualisadas em radios, tvs, e outros meios de comunicaçao.

  4. maria tereza da silva santos 3c manha

    levando, os alunos a ler textos e fazendo eles comentar , e ao mesmo tempo fazendo responder os exercicio do texto . Ja a parodia e um texto que permite o aluno a desenvover a sua criatividade.´

  5. dilma xavier de oliveira 3c

    Atraves de exercicio de leitura e pedindo aos alunos para criar seus próprios
    textos.A paródia é um textos que permiti o aluno criticar ou mesmo ironizar
    um tema escolhido por eles.Exemplo, sobre a violência,a segurança,etc. ajudando o aluno a racíocinar sua criatividade.

  6. Marcia Leoncio Da Silva 3ºC N.M

    É a relação que o aluno estabelece em sala de aula através de exercícios e textos,onde ocorre a intenção que o aluno mostra o que faz na sala de aula referente em exercícios ou em textos.

  7. zilmaomena-4º A

    A intertextualidade é tipo de texto que pde ser usado em qualquer época e também em todos tipos de redação. Poderá ser usado em poesias, poemas ou mesmo em outros tipos que porventura possa um dia surgir.
    Na parte profissional, me ajudará quando for fazer planejamentos de aula,
    que é devo fazer como futura educadora.

  8. elienai maria 4a

    é importante a intextualidade, pois podemos trabalhar de uma forma diferente em sala de aula, um exemplo disso é a paródia pegamos uma música e modificamos a sua letra por assuntos que queremos deixa uma aula mais dinâmica.

  9. é importante, para fazer um concurso ou até o vestibular, você se dar bem na prova, que redação tem que ser perfeita. eu poderia dar um texto a os meus alunos, da Branca de Neve, e falar pra els mudar algumas palavras, ai eles vão fazer com as palavras deles de acordo com a história.

  10. É que através da intetextualidade que se desenvolve a capacidade de organizar conhecimentos e de se transmitir ideias, informações e opiniões em situações comunicativas.
    Algums exemplos: a possibilidade de trabalhar de uma forma mais divertida, levando aos alunos a produzirem textos expressos por diferentes linguagens. Assim ele pode desenvolver o papel do leitor, produtor, etc.

  11. intextualidade é um texto que pode se deparar com passagens já lida em outros . a intextualidade também diz a respeito a relaçao que se estabelece entre textos contudo inclui a paráfrase que é definido como a escrita de um texto conversando-se as idéias originais.e também a outra muito comum que é a paródia na qual o autor conversar aspectos formais e alterar a idéia afim de provocar humor.
    enviar scrap cancelar

  12. intextualidade é um texto que pode se deparar com passagens já lida em outros .e também a outra muito comum que é a paródia na qual o autor conversar aspectos formais e alterar a idéia afim de provocar hum intextualidade é um texto que pode se deparar com passagens já lida em outros .

  13. A intertextualidade interfere diretamente na compreensão do texto, para o Aluno, e para o profissional uma das estratégias para a contrução de um texto Por exemplo, assim trabalhando a aprendizagem,
    EX. Alunos podem construir paródias criativas para expôr e discutir em sala,
    Ou traduzir um texto de língua estrangeira, dentre outros.

  14. Diana Pereira

    Trabalho de Português.

    Importância da intertextualidade na sua vida escolar, técnica e profissional:

    Para que produza bem textos, o aluno precisa conhecer uma variedade de gêneros textuais, além de saber relacioná-los. Para ler e escrever bem é necessário conhecer outros textos, conhecer as relações intertextuais, pois um texto é produto de outro texto. Nossa compreensão de um texto depende assim de nossas experiências de vida, de nossas vivências, de nosso conhecimento de mundo, de nossas leituras.
    Assim a intertextualidade, que compreende este tipo de atividade o auxilia nessa relação. A competência em leitura e em produção textual não depende apenas do conhecimento do código lingüístico.
    Para que o professor saiba trabalhar com a intertextualidade e assim possibilite o trabalho de leitura, interpretação e produção de textos, é necessário que conheça diversos textos de vários gêneros e os traga aos alunos.

    Encontramos vários exemplos de intertextualidade que podem ser aplicados em sala de aula:

    Letras das músicas de estilo rock nacional:
    “Estudo errado” de Gabriel o Pensador e “Química” de Legião Urbana.

    • A intertextualidade nas duas músicas são encontradas nos trechos em que criticam o ensino tradicional por não se preocupar com a formação da personalidade do aluno. Criticam também a atitude dos pais de impor trocas: a diversão pelo estudo. Este fator de coerência observado nas canções é de conteúdo, pois são textos de uma mesma época, de uma mesma área (musical) e de uma mesma cultura (estilo musical: o rock, próprio dos jovens), é ainda implícita, por não apresentar nenhuma indicação da fonte do texto original, requerendo assim do receptor um conhecimento de mundo prévio. E ainda pode-se acrescentar que é de semelhança, pois versam sobre o mesmo assunto com a mesma visão.
    • discurso é uma crítica ao ensino tradicional, cujos métodos são ultrapassados e a escola, nada preocupada com a formação do aluno como cidadão.
    • Os dois compositores que interpretam as músicas concordam em que o aluno vê o estudo como obrigação. O método de ensino é a “decoreba”, como é mencionado numa das músicas, que gera o desinteresse pela escola e as dificuldades de aprendizado.

  15. zenilda tiburcio 3º A

    A intertextualidade requer um leitor atualizado e capaz de perceber o
    passado em constante presença no seu cotidiano, estando sempre atento às
    manifestações de cultura. É importante ter claro entendimento de que um texto cita ,outro para enfatizar, contradizer, polemizar o que foi dito, ou até mesmo ridicularizar.Sendo assim, nada mais propício que tomarmos a leitura do texto literário como exemplo, pois é a partir dela que o aluno conseguirá produzir os seus próprios textos e relacioná-los com outros textos.No decorrer de uma leitura literária, é possível encontrar personagens,partes da história, cenas e diálogos que nos parecem ser familiar, com isso, a nossa memória e afetos nos remetem aos textos já conhecidos que a leitura atual nos faz lembrar. A relação entre o texto que estamos lendo, com os já conhecidos, os teóricos chamam de intertextualidade, ou seja, um texto nos leva a outros textos.

  16. Aluna: Paula Danille Sotero Da Silva.
    Serie: 4º ano “A”.

    Texto: “INTERTEXTUALIDADE”

    A intertextualidade é vista não somente como uma questão dos outros textos a que um escritor se refere, mas também como esse texto, que usa argumentos, para quê os usa e como se posiciona diante. Os resultados da análise de intertextualidade nos textos escritos sugerem:
    *que o aluno bem sucedido manipula bem os recursos da intertextualidade que essa habilidade não é adquirida facilmente pela maioria dos alunos e que, em geral, a escrita na escola. é naturalizada nas várias áreas de conhecimento, tendo pouca ou nenhuma instrução específica oferecida.
    * Que o aluno faça uma, criação de um texto a partir de um outro texto ja existente . Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida…

    obrigada !

  17. Andreza Rafaela ( Sylvio Rabello)

    INTERTEXTUALIDADE é importante para minha vida, uso sempre com as crianças quando conto uma historia da ficção e trago para a realidade delas.

  18. Mayara Fonseca, 3º B

    A intertextualidade é bastante importante em nossa vida, seja ela em qualquer área (escolar, técnica e profissional) onde podemos sempre introduzir uma obra escrita com a outra de maneira coerente. Umas das intertextualidade que eu poderia aplicar em sala de aula seria a epígrafe, onde podemos usa-las na parte introdutória de uma trabalho, servindo de bandeira como texto principal; outra é a parodia que podemos usa-las como forma de criticas.

  19. mayume janayna 3.ano A

    É muito importante na vida escolar e na profissional, saber escrever bem e saber o significado de um texto. Nos dias de hoje no campo profissional, saber fazer corretamente é um ponto positivo, pois abre portas surgindo oportunidades.
    Uma das intertextualidade que me agrada, está no meio cômico que são as paródias, me encanta a capacidade de modificar um texto, transformá-lo, deixando-o com outra cara.

  20. Débora da silva santos 3 A

    A importancia da intertextualidade na minha vida escolar é que ela me ajuda a compreender de uma forma mais facil os textos , a formar textos atraves de outros , aprender novos assuntos e transformar em musica (parodia) , a formular textos coerentes ,que nos ajuda muito na hora de fazer uma boa redação e interpretação que vai nos ajuda na vida tecnica e profissional.
    podemos usar a intertextualidade na sala de aula de diversas maneiras , podemos contar uma historia para as crianças e depois mandar eles criarem uma outra historia atraves daquela que eles ouviram. Mostrar a eles um cartaz com desenhos e pedir que eles criem um texto atraves do que eles estam vendo.

  21. amanda carolina da silva andrade 3ºA

    A importania da intextualidade na vida escolar é que aprendemos a desenvolver texto coerentes,referentes, descritivo etc. Isso irá nos ajudar quando nos precisarmos a fazer uma boa redação; também irá nos ajudar na vida tecnica e profissional.
    na sala de aula nos podemos interpretar texto com os alunos e ensinar a eles a fazer todos os tipos de textos (descritivo,referente coerente e etc) e também podemos ensinar eles a fazerem um boa redação.
    podemos também ensinar a eles a fazerem texto descritvo onde eles possa deescrever, por exemplo, o que ele viu naquele passeio que nos fizemos ou que eles estam vendo na sala de aula.
    textos referenciais: onde ele vai fazer referencia com outros textos.
    ou textos coerentes: podemos chamar de textos coerentes os textos que tem lógica que tem coerencia com o tema apresentado.

  22. valdecira alves de santana 3a

    e importante porque me ajuda a eata mais integrada com meus colega dentro do meu estudo.

  23. alberto 3a

    eu posso ,reformular

    como um educador colocar,em pratica todos os meus conhecimentos,em que eu,aprendir na escola.

  24. Ana Paula Simão 3° ano 'A'

    A intertextualidade é importante porque me possibilita fazer “misturas”. Na escola, faço uso dela informalmente com colegas e professores (oral); na área profissional, a uso como forma de melhor propiciar o entendimento dos meus alunos, uma vez que faço uso da intertextualidade na simplicação (exemplicação variada). Exemplos: citações, paráfrase e paródia (em aulas de produção textual).

  25. Emanuella de Souza Ferreira Série: 4º A

    Na minha opinião a intertextualidade é de extrema importância na minha vida em geral , já que está relacionada com todo o meu ” conhecimento de mundo”, tudo aquilo que eu já ouvi, ou presenciei e acabei assimilando, aprendendo. Através da intertextualidade eu posso refletir e relacionar todos esses conhecimentos prévios e isso acontece naturalmente no meu dia-a -dia. É comum eu me deparar com determinado assunto e acabar relacionando,comparando e encontrando semelhanças entre esse assunto com outro que eu ja tenha estudado ou ouvido falar.
    Na sala de aula eu aplicaria a intertextualidade de uma maneira interativa onde os alunos identificariam o intertexto, assim eu poderia observar a capacidade que os alunos têm de relacionar textos. Eu utilizaria a Paráfrase, a paródia e talvez a tradução.

  26. Michele dos santos costa;4?a

    Na minha opinião a intertextualidade é de extrema importância na minha vida em geral , já que está relacionada com todo o meu ” conhecimento de mundo”, tudo aquilo que eu já ouvi, ou presenciei e acabei assimilando, aprendendo. Através da intertextualidade eu posso refletir e relacionar todos esses conhecimentos prévios e isso acontece naturalmente no meu dia-a -dia. É comum eu me deparar com determinado assunto e acabar relacionando,comparando e encontrando semelhanças entre esse assunto com outro que eu ja tenha estudado ou ouvido falar.
    Na sala de aula eu aplicaria a intertextualidade de uma maneira interativa onde os alunos identificariam o intertexto, assim eu poderia observar a capacidade que os alunos têm de relacionar textos. Eu utilizaria a Paráfrase, a paródia e talvez a tradução.

  27. Marta Maria- 4°B

    É importante para esclarecer as formas certas de escrever um texto, sabendo utilizar as técnica correta seremos um bom profissional.
    Ex : Mandar os alunos escrever um bilhete, uma redação.

  28. gilvania cristina -4b

    podemos observar que hoje as crianças e adolecentes não se prende aos texto puros.porem quando traze-mos algo diferente que a vista deles pareçam como uma brincadeira torna-se mais fácil sua compreenção e aprendizado. logo gosto de trabalhar parodias com meus alunos por ser divertido e estimular sua criação.